AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS PARA FORMAÇÃO CREDITADA
O Encontro MadeiraMat2017 vai ser acreditado para 15 horas, correspondentes a 0,6 unidades de crédito, pelo Conselho Científico de Braga.
Para obterem Certificado de Formação Creditada os formandos terão de, cumulativamente, satisfazer as seguintes condições:
a) Ter assiduidade em, pelo menos, dois terços (10 horas) do total de horas da formação (15 horas). A contabilização da assiduidade é feita através da assinatura da folha de registo de presenças, que será efetuado por conferência/sessão;
b) Entregar um Relatório de Reflexão. Texto crítico-reflexivo sobre a temática global abordada durante o encontro em que seja focado o seu impacto na prática pedagógica e/ou na formação pessoal.
Ponderações:
Assiduidade – 40%;
Relatório de reflexão crítica– 60%.
A avaliação será individual, qualitativa e quantitativa, expressa numa escala numérica de 1 a 10 valores, nos termos previstos na Carta Circular CCPFC - 3/2007, de setembro de 2007, do Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC).
Relatório de reflexão crítica
O Relatório Crítico incidirá sobre a globalidade da temática do encontro, numa perspetiva global, integradora e sistemática, sendo liminarmente excluídos trabalhos que não respeitem esta condição ou não se enquadrem nas regras definidas.
A avaliação do Relatório de reflexão crítica incidirá sobre:
- A apresentação (1 valor – respeito pela formatação e pelo número de páginas definido; apresentação adequada e cuidada).
O Relatório terá de ser redigido em documento digital e gravado com o seguinte nome:
(Nome_do_docente)_trab_ind_madeiramat2017
O trabalho terá de ser enviado, até 28/07/2017, para n.apm.madeira@gmail.com.
Sugerimos o envio do trabalho em formato pdf.
O documento deverá ter a seguinte formatação:
Número mínimo de páginas: 1
Número máximo de páginas: 3
Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 3 cm
Fonte: Arial, tamanho 11, espaçamento 1,5
- A estrutura e coerência (2 valores – A estrutura do texto deve ser adequada e cuidada. O texto deve ser apresentado com detalhe, bem estruturado, organizado e conceptualmente fundamentado).
- A pertinência da análise (3 valores – produção de um relatório crítico e reflexivo, onde sejam abordados de forma global e integrada os temas tratados durante o encontro. É ainda fundamental que o relatório foque o contributo do encontro, na prática pedagógica e/ou na formação pessoal).
*********
A contabilização da assiduidade (4 valores) será feita através da assinatura da Folha de Registo de Presenças (as faltas terão uma penalização proporcional às horas da formação).
A avaliação final terá uma menção qualitativa (Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom e Excelente) e o valor final da classificação quantitativa, numa escala de 1 a 10.
A creditação da formação (0,6 créditos) depende da obtenção da classificação mínima de cinco valores, na escala de 1 a 10.
Certificado de Formação Creditada
Para os formandos que cumpram todas as formalidades da formação acreditada, frequentem pelo menos dois terços do número de horas da ação e sejam aprovados pelos formadores, será emitido um Certificado de Formação. Posteriormente, os Certificados serão enviados por email.